Sobre o América

Por um grupo de 34 jovens estudantes, comerciários e funcionário públicos, o América de Natal foi fundado em 14 de julho de 1915, uma quarta-feira, na residência do juiz Joaquim Homem de Siqueira, situada na Rua Vigário Bartolomeu. Inicialmente, as cores do time eram o azul e o branco, transformando-se nas cores atuais em 1918, com a personificação jurídica do clube.

A oficialização jurídica do clube tem uma história curiosa. Sobre isto, existe uma versão que diz que o então Coronel Júlio Canavarro de Negreiros Melo, no dia 3 de junho de 1918, furou a única bola que o clube tinha para treinar e jogar, tendo sido o América obrigado a possuir personalidade jurídica para poder entrar com uma ação indenizatória. Para tanto, os estatutos foram registrados pela primeira vez no dia 3 de julho de 1918, no Primeiro Ofício de Notas, em documento assinado pelo então presidente Oswaldo da Costa Pereira.

Os jogadores do América eram provenientes da Cidade Alta. Nos seus primeiros sete anos de existência, os recursos financeiros do clube vinham em grande parte do bolso de Aguinaldo Tinôco, um dos seus fundadores e que também era zagueiro e capitão do time.

Em 15 de julho de 1915, a primeira diretoria do clube que foi eleita por aclamação, foi a seguinte:

Presidente:
 Getúlio Soares
Secretário: Mário Monteiro
Tesoureiro: Clóvis Fernandes Barros
Guardião do Material: Manoel Coelho Filho

A primeira partida realizada pela nova equipe de Natal ocorreu no dia 26/09/1915, contra a equipe que seria posteriormente seu maior rival, o ABC. Nessa partida, o América de Natal atuou com: Oscar Siqueira, Lélio e Gato, Carvalho, Gallo e Barros, Antônio, Carlos Siqueira, Neco, Garcia e Pipiu.

Já a primeira partida oficial foi realizada entre ABC e América de Natal ocorreu em 15 de Setembro de 1918 pelo campeonato estadual de 1918, que não foi finalizado. O América venceu a partida pelo placar de 3 a 0, com gols de Arnaldo, Pinheiro (contra) e Nilo Murtinho Braga.








CARO JORNALISTA,

Solicitamos que as entrevistas com jogadores, membros da comissão técnica ou dirigentes sejam agendadas antecipadamente junto à assessoria de imprensa do clube pelo telefone (84) 99926-9956 ou pelo e-mail imprensa@americadenatal.com.br e a equipe é formanda por Flávia FreireCanindé Pereira, Kyberli Gois e Carlos Augusto.

O trabalho deste setor garante que as informações do dia-a-dia do Alvirrubro cheguem ao torcedor por meio da cobertura jornalística dos veículos de imprensa ou do de canais próprios:


- Site oficial
- Twitter (@AmericaFCNatal)
- Instagram (@AmericaFCNatal)
- Facebook (@AmericaFCNatal)
- Youtube (AmericaFCdeNatal)

Regularmente é feito o atendimento à imprensa após os treinos e jogos, vide programação semanal publicada no site oficial e enviada para o mailing. Para cadastrar seu e-mail no mailing da imprensa, basta enviar uma solicitação para imprensa@americadenatal.com.br. 

Todas as fotos utilizadas no site oficial com crédito próprio podem ser utilizadas para fins jornalísticos. O crédito, porém, deve ser mantido. Fotos, inclusive em alta resolução, podem ser encontradas na página oficial do América no Facebook: https://www.facebook.com/AméricaFCNatal.

ATENÇÃO: As informações da programação semanal são sujeitas a alterações. Será indicado caso não haja atendimento à imprensa em alguma atividade marcada.


Conselho Diretor:
José Vasconcelos da Rocha | Presidente
Carlos Gurgel | Presidente do Conselho Deliberativo
Walmir Nunes | Diretor Administrativo Financeiro
Francisco de Assis Sousa Sobrinho | Diretor de Patrimônio
Eduardo Rocha | Diretor de Futebol
João Maria Belmont | Gerente de Futebol
Carlos Moura Dourado | Executivo de Futebol
Diogo Pignataro de Oliveira| Diretor Jurídico
Camilo de Lélis | Diretor Social e Recreativo
Augusto Varella | Diretor Social e Recreativo
Álvaro José Fonseca de Gouveia | Diretor de Esporte Amador
Odeman Júnior | Diretor Executivo
Gilmar dos Santos | Supervisor de Futebol
André Tavares | Executivo de Marketing
Flávia Freire | Executiva de Comunicação
Canindé Pereira | Assessor de Imprensa
-->