O futebol é um esporte intermitente, os jogadores intercalam atividades de baixa intensidade com alta intensidade. A distância percorrida pelo jogadores durante uma partida pode variar entre 8 a 16 km, dependendo da posição de cada atleta. Um sintoma bastante observado durante o jogo é a fadiga, por isso, é importante uma estratégia nutricional direcionada, segundo a Dra. Adriana Gurgel, nutricionista do clube.
Thumb whatsapp image 2017 05 26 at 110650
"Primeiramente, a adequação energética é de extrema importância para o atleta de futebol, já que o mesmo realiza atividades de alta demanda calórica e em muitas vezes sob altas temperaturas, o que exige maiores esforços. Sendo assim, o carboidrato deve estar presente na maior parte da alimentação, explicado pelo fato do glicogênio muscular ser o principal substrato para o fornecimento de energia durante o jogo e nas rotinas de treinos intensos", disse.

A proteína é importante para garantir uma adequada recuperação e síntese proteica muscular. também não podemos relevar a importância das gorduras para o rendimento, principalmente pela densidade calórica, absorção de vitaminas lipossolúveis e ácidos graxos essenciais.

"Por fim, e não menos importante, temos as suplementações. Dentre as opções que mostram mais evidências científicas e melhora o efeito ergogênico temos a beta alanina, cafeína, creatina entre outros", finalizou.

Foto: Canindé Pereira/América FC