Thumb  mg 0142Na tarde da última quarta-feira (5) Comissão Técnica e Diretoria se reuniram para tratar de assuntos pertinentes a 2023, dentre eles os possíveis nomes que poderão fazer parte do elenco que disputará o Campeonato Estadual, Copa do Brasil, Série C do Campeonato Brasileiro e Pré-Copa do Nordeste. Para o próximo ano, o técnico Leandro Sena já conta com 11 atletas considerados titulares na campanha do título brasileiro, dentre eles o experiente zagueiro Edson Silva, importantíssimo no sistema defensivo e um dos primeiros a renovar o seu contrato.

O defensor chegou no clube em meio à disputa do Campeonato Brasileiro, se machucou no primeiro treino e ficou "fora de combate" por cerca de 40 dias até ser relacionado e poder estrear contra o Globo-RN em jogo válido pelo returno da primeira fase do Brasileirão, vencido pelo América por 1 a 0 com gol de Téssio. A partir daí, dos 14 jogos em que esteve em campo, em 12 Edson Silva jogou os 90 minutos, incluindo todos da fase de "mata-mata", e um gol importantíssimo contra o Jacuipense-BA, que garantiu a classificação para as oitavas de final da competição.
 
"Acho que de todos as experiências essa, com certeza, ficará marcada na minha memória e na minha carreira. Graças a Deus já conquistei muito nessa minha longa jornada no futebol, mas o título da Série D pelo América foi surreal, principalmente da forma que aconteceu. Quando cheguei aqui vim um time que jogava bem, mas a bola não entrava. Vi um time alvo de desconfiança por parte da imprensa e de parte da torcida. Mas ao mesmo tempo eu via atletas com a cabeça erguida, que trabalhavam duro todo santo dia para reverter o quadro, um cobrando e incentivando o outro. Cheguei, me machuquei e até eu virei desconfiança, viu? Mas o resultado de um grupo empenhado, unido e que trabalha junto está aí para todo mundo ver", revelou Edson.

Para o zagueiro americano, acostumado com grandes desafios, a conquista do Campeonato Brasileiro coroou o trabalho feito por todos do clube.

"O título brasileiro é resultado do que estava acontecendo nos bastidores. Acho que todo mundo viu o vídeo do intervalo contra o Sousa-PB. Todo mundo unido para buscar o objetivo que, primeiro, era classificar para o mata-mata, depois chegar até o jogo do acesso e conquistá-lo, a partir daí seria o troféu. Tínhamos essas etapas em mente e buscamos não atropelá-las, deu certo. Quando Leandro Sena reassumiu, o time se fechou mais ainda e prometemos lutar até o fim. Ele e todos nós merecíamos essa conquista, e Deus nos coroou. Depois de ver tudo isso, como não ficar aqui? Principalmente por ver o empenho da Diretoria de permanecer com boa parte do elenco? É claro que estou feliz no América e quero poder proporcionar ainda mais alegrias ao torcedor que esteve conosco em todos os momentos. Jogar aqui, numa Arena das Dunas lotada e com uma torcida apaixonada apoiando os 90 minutos é surreal. Como eu, vários atletas viraram torcedores desse clube", disse.

Fotos: Canindé Pereira/América FC