A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) definiu o chaveamento e jogo de estreia do Alvirrubro na primeira fase do Campeonato Estadual 2024. O atual campeão estadual iniciará a caminhada em busca do BI contra o Santa Cruz com data, local e horário a serem definidos pela entidade.

O América está inserido no Grupo A com Globo, Potyguar de Currais Novos/RN e o próprio Santa Cruz. O Grupo B será composto por Força e Luz, Potiguar de Mossoró, ABC e o campeão da segunda divisão.

NOVO FORMATO DE DISPUTA

O próximo Campeonato Estadual será diferente da edição 2023. Na primeira fase, as equipes se enfrentarão dentro dos seus grupos em jogos de ida e volta. Os dois primeiros de cada chave se classificam para a semifinal e final, que serão disputadas em jogo único.

Na segunda fase, os participantes do Grupo A enfrentarão os do Grupo B em jogos somente de ida, com os quatro melhores disputando as semifinais e os finalistas, a decisão. Todos os confrontos também em jogos únicos.

O campeão será decidido entre os vencedores das duas fases. Caso o mesmo clube conquiste as duas partes da competição, será aclamado campeão direto. O clube com menor pontuação na soma das duas fases será rebaixado.

Foto: Canindé Pereira/América FC