A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu a data de início e fórmula de disputa da Copa do Nordeste Sub-20/2018, marcada para começar dia 10 de outubro em sua fase preliminar, denominada pré-copa. A primeira fase, onde 16 equipes serão divididas em quatro grupos, têm início programado para dia 20 do mesmo mês. Programadas para estrearem este ano, a competição regional nas categorias Sub-15 e Sub-17 foram adiadas. 

A exemplo da competição de profissionais, a Copa do Nordeste Sub-20 deste ano contará, inicialmente, com 18 equipes das quais os quatro em pior colocação no Ranking Nacional disputarão duas vagas para a primeira fase por meio de seletiva em jogo único na casa da equipe melhor ranqueada. Os confrontos serão regionalizados, ou seja, entre clubes de Estados próximos com data confirmada para 10 de outubro.

Na primeira fase, com início previsto para 20 de outubro, as 16 equipes classificadas serão distribuídas em quatro grupos de quatro e se enfrentarão em jogos de IDA e VOLTA, totalizando seis partidas para cada participante. O campeáo de cada chave garante vaga na semifinal que será disputada, a exemplo da final, em uma cidade-sede que ainda será definida.

Participarão da Copa do Nordeste Sub-20: 

Nove campeões Estaduais: América-RN, CSA-AL, Bahia-BA, Fortaleza-CE, América-PE, Moto Club-MA, Botafogo-PB, River-PI e Confiança-SE.

Nove clubes melhores posicionados no Ranking Nacional: Vitória-BA (18º), Santa Cruz-PE (25º), Ceará-CE (27º), ABC-RN (31º), Náutico-PE (32º), CRB-AL (36º), Sampaio Corrêa-MA (39º), ASA-AL (47º) e Icasa-CE (62º).

Foto: Canindé Pereira/América FC