A Confederação Brasileira de Futebol sorteou no início da tarde desta quinta-feira (2) os confrontos eliminatórios da Copa do Nordeste 2022. Nesta fase, serão 16 times distribuídos em oito jogos que serão disputados apenas no sistema de "ida" com a equipe melhor ranqueada jogando em casa. As partidas estão programadas para acontecer entre os dias 13 e 14 de outubro, e os classificados seguem para a segunda preliminar, onde se encontra o América que, como, cabeça de chave, enfrentará o vencedor do confronto entre Moto Club-MA e Retrô-PE.

A primeira eliminatória ficou definida da seguinte forma: 

Jogo 1) River-PI x Lagarto-SE
Jogo 2) Moto Club-MA x Retrô-PE
Jogo 3) Treze-PB x Floresta-CE
Jogo 4) Juazeirense-BA x Central-PE
Jogo 5) ASA-AL x Sousa-PB
Jogo 6) Jacuipense-BA x Atlético-CE
Jogo 7) Itabaiana-SE x Bahia de Feira-BA
Jogo 8) Imperatriz-MA x Fluminense-PI

Com os oito classificados definidos, a segunda eliminatória -  marcada para 20 e 21 de outubro - acontecerá no mesmo formato, com apenas jogos de ida e com 0s times melhor ranqueados tendo o direito de disputar os confrontos dentro de casa. Lembrando que esta primeira preliminar é decidida em jogo único. Desta forma, ficou definido definido que:

9) CRB-AL x Jogo 1
10) América-RN x Jogo 2
11) Santa Cruz-PE x Jogo 3
12) Ferroviário-CE x Jogo 4
13) Confiança-SE x Jogo 5
14) ABC x Jogo 6
15) Vitória-BA x Jogo 7
16) Botafogo-PB x Jogo 8

A terceira fase vai acontecer com os oito classificados da segunda. Agora em partidas de ida e volta, esta etapa será realizada entre os dias 27 e 28 de outubro, e 3 e 4 de novembro. Quatro duelos definirão os quatro clubes que se juntarão a CSA-AL, Bahia, e Atlético-GO, Ceará, Fortaleza, Sampaio Corrêa-MA, Campinense-PB, Náutico-PE, Sport-PE, Altos-PI, Globo-RN e Sergipe, todos já garantidos na fase de grupos. Confira os duelos da terceira eliminatória:

Vencedor 9 x Vencedor 10
Vencedor 11 x Vencedor 12
Vencedor 13 x Vencedor 14
Vencedor 15 x Vencedor 16

Em 2022, a Copa do Nordeste vai contar com 36 equipes ao todo. É o maior número em todas as 19 edições do regional. A fase de grupos, que acontece no ano que vem, vai ser disputada no primeiro semestre com 16 times distribuídos em duas chaves como oito, um formato que já acontece há alguns anos.

Foto: Thais Magalhães/CBF